16 de novembro de 2009

Alo povo baiano, um grande abraço!




Boa tarde amigos internautas, finalmente cheguei de volta em Curitiba! Foram vinte e quatro dias na Bahia. Uma longa, porem, gostosa viagem, muitos quilômetros rodados com quase todos os meios de transporte.

Andei de avião, de ônibus, andei de carro de passeio, andei de lancha, de pau de arara, de ônibus Rural, prá finalizar, também andei muito a pé.

A Bahia é um estado maravilhoso, de um povo cordial e amigo. Confesso que voltei trazendo belas recordações daquele estado maravilhoso, no decorrer das postagens que seguirão a respeito deste assunto, mostrarei as fotos tiradas durante a viagem,

Como já mostrei na postagem anterior, eu iniciei esta viagem pela cidade de Ilhéus no litoral baiano. É uma cidade muito linda, quando o avião sobrevoava a cidade para pousar no aeroporto, parecia que eu não estava na Bahia! Que incrível, abaixo estava mata atlântica verdíssima, mar com uma praia muito bonita, dava para perguntar será esta a Bahia!

Talvez você esteja perguntando, o porquê desta comentaria quase emocionado que estou fazendo? Sabe por quê? Muito bem eu conheci a Bahia em outra época, e também outra região, que durante as próximas postagens eu contarei a vocês,

Localizado ao sul da Região Nordeste do Brasil, o Estado da Bahia ocupa área de 559.951 km2, limitando-se ao norte com os Estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Piauí; a leste com o Oceano Atlântico, ao sul com os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo; e a oeste com os Estados de Goiás e Tocantins. Sua costa litorânea tem 932 km de extensão e o relevo de seu território caracteriza-se por grande diversidade, que inclui a existência de dunas, planícies e manguezais no litoral; um planalto localizado na parte sudeste; uma região de clima e vegetação semi-áridos e a depressão do vale do rio São Francisco, que corta o Estado. O ponto mais elevado de seu território é a serra do Barbado, com 2.033 metros de altitude. O clima predominante é tropical, com temperaturas médias anuais que oscilam entre 19,2º C e 26,6º C. As temperaturas mais baixas, que chegam a 6,1º C, ocorrem no município de Caetité, enquanto a mais alta, 41º C, é normalmente registrada no município de Remanso. A média de precipitação anual varia de 363 mm, nas porções norte e nordeste do Estado, a 2.000 mm registrada na planície costeira do município de Ilhéus.
O Estado da Bahia possui extensão de 1.065 km coberta por cursos d’água. O principal rio do complexo hidrográfico do Estado da Bahia é o São Francisco, cuja bacia ocupa área de 304.421,4 km2. A bacia do São Francisco se estende até o extremo norte do Estado, beneficiando, em seu curso, alguns centros econômicos e parte da sua região semi-árida. Outras bacias também importantes pertencem aos rios Itapicuru, Paraguaçu, Contas, Pardo e Jequitinhonha.
O Estado da Bahia tem quase 130.000 km de estradas de rodagem ligando todos os seus municípios, tanto para o transporte de carga como de passageiros. As estradas de ferro são operadas pelo sistema da Rede Ferroviária Federal, através de três troncos principais, que têm origem na rota entre Salvador e Alagoinhas. O primeiro se estende em direção ao sul, para a cidade de Montes Claros no Estado de Minas Gerais, onde se conecta ao sistema ferroviário da Região Sudeste; o segundo entroncamento segue rumo ao norte, em direção à cidade de Juazeiro e ao Estado do Piauí; e o terceiro liga o Estado da Bahia ao Estado de Sergipe, até alcançar a cidade de Própria.
Existem três importantes portos marítimos no Estado da Bahia, por onde são escoadas as mercadorias produzidas localmente, especialmente petroquímicas. O Porto de Salvador, situado na baía de Todos os Santos, tem capacidade para 2.400.000 toneladas/ano de carga. O Porto de Aratu, também localizado na baía de Todos os Santos, no município de Candeias, tem capacidade para 1.522.000 toneladas/ano de carga líquida; 1.434.000 toneladas/ano de carga sólida; e 430.000 toneladas/ano de produtos gaseificados. O Porto de Ilhéus, ao sul do Estado, tem ampla área especializada no carregamento de combustíveis líquido

A Bahia é um dos estados importantíssimo do Brasil. Porem é lamentável a situação que os governantes estão deixando aquele maravilhoso estado, com quase 130.000 km, de estrada e rodagem, que na verdade não existe mais. As pavimentações em péssimo estado! Quase intransitável, ouvindo moradores da Bahia a conversa é uma só, o estado esta falido, o município esta falido, e os moradores da Bahia perguntam será que é verdade? Eles continuam aguardando uma resposta a suas perguntas.

Congratulamos-nos com eles na espera de dias melhores. Eu vejo nós brasileiros, como o povo mais tranqüilo, que se convencem com qualquer promessa feita pelos nossos políticos brasileiro, ainda que jamais sejam cumpridas, meu desejo que nossos irmãos e amigos baianos lutem pelos seus objetivos, que certamente serão alcançados. Pois é um povo guerreiro, de princípios de fé e coragem.

Recebam nosso carinho e nossas orações para que vocês sigam vencendo como tem sido até hoje. Foram muito compensadores os dias que passei com vocês, em minhas próximas postagens contarei com detalhes a minha viagem pelo interior da Bahia. Um grande abraço a todos, e até a próxima postagem.

Obs. As fotos são meras ilustrações.

Um comentário:

  1. Márlon filho da irmã Gena27 de novembro de 2009 às 17:13

    Que benção!!!
    Como queria estar lá na minha terra!!!

    ResponderExcluir