15 de janeiro de 2010

A Dracma perdida


A Dracma perdida

E, quando a encontra, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: 'Alegrai-vos comigo, achei a dracma perdida'.” (Lc 15.9).

No meio da multidão que procurava Jesus, estavam publicanos (cobradores de impostos) e pecadores. Os fariseus e os escribas murmuravam contra o Mestre, dizendo: “[...] Este recebe pecadores e come com eles.” (Lc 15.2). E Lucas registra, nesse contexto, as três parábolas maravilhosas contadas por Jesus (Lc 15): a da dracma perdida, a da ovelha perdida e a do filho pródigo.
O Senhor Jesus nos mostra a diligência e o amor do Pai para buscar a ovelha perdida como o “bom pastor”. Seu amor grandioso esperando o retorno do filho rebelde que se distancia do Pai e que perdeu, no pecado, todos os bens que recebera. E retrata o cuidado diligente da mulher que procurou a sua dracma perdida em sua casa.
O Senhor não quer que ninguém pereça, mas que todos sejam salvos.

O valor da dracma

Qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a busca com diligência até achá-la? E quando a encontra, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: 'Alegrai-vos comigo, achei a dracma perdida'.” (Lc 15.8-9).
Esta parábola nos mostra a moeda que se perdeu dentro de casa, talvez tivesse caído de maneira imperceptível. A dracma era uma moeda grega, de prata, cujo valor era semelhante ao do pagamento de uma diária do trabalhador nos dias do Novo Testamento.
As mulheres casadas, daquela época, usavam na cabeça um enfeite especial: um tipo de guirlanda ou grinalda feita de moedas valiosas. Essas guirlandas de moedas representavam o dote da noiva e eram colocadas no dia do seu casamento. Tanto ao representar as suas economias (por causa do seu valor) como por ser o seu dote de casamento, essas moedas tinham um valor também sentimental.
Perder uma dessas moedas era vergonhoso e inconcebível. A mulher da parábola acende a candeia, varre a casa e a procura com diligência até encontrá-la. E então se alegra com as amigas, que sabem o valor de cada dracma...

Buscando a “dracma perdida”

Esta parábola de Jesus nos fala sobre o cuidado do Senhor em buscar os perdidos. São pessoas que estiveram conosco um dia e hoje já não estão mais. São pessoas que se esfriaram ou se desviaram da fé. Ovelhas que estão perdidas por se encontrarem longe do supremo pastor.
Essa tarefa de resgate e procura diligente foi entregue à Igreja pelo Senhor. Devemos resgatá-las e trazê-las de volta à comunhão dos salvos, assim como a mulher das dracmas fez.
Ela acendeu a sua lâmpada para procurar, pois as casas mais simples daquela época possuíam poucas janelas, que eram altas e pequenas. As casas, portanto, eram escuras. Seria necessário acender candeias para se enxergar debaixo dos móveis e mesmo para varrer, tentando alcançar com a vassoura o objeto perdido. A mulher iluminou, varreu e olhou tudo até encontrar a moeda valiosa, que estava perdida.
Assim devemos nos portar com relação a qualquer membro que se tenha perdido. Devemos orar, visitar e procurar, com diligência, trazendo, sempre que possível, cada um de volta ao seu lugar. Cada pessoa é valiosa para Deus e tem o seu lugar no Corpo de Cristo. Somos o “dote” do casamento.
Alguém perguntou a um pastor: “Até onde eu devo ir com um irmão que 'empacou no caminho' e resiste em prosseguir?” E este lhe respondeu: “Até ao limite do seu amor.” Há pessoas preciosas que ficam “agarradas” em seus problemas e suas dificuldades na caminhada e não percebem a realidade maravilhosa que é seguir Jesus. É preciso muito amor e paciência para ajudá-los. Há os que esfriam e se desviam por motivos tão pequenos. É necessário trazê-los de volta.
Alguns irmãos estavam com essa árdua tarefa de ajudar um “desviado” e lhe disseram: “Se você não quer orar, nós oraremos por você; se não quer jejuar, nós jejuaremos por você; não desistiremos até que o seu coração seja aquecido pelo fogo do Senhor e você volte ao seu lugar.” É isto o que o Senhor nos transmite na parábola da dracma perdida. Há os que se perdem “dentro de casa”. É necessário haver diligência e muito amor para que voltem.
Você conhece alguém que estava caminhando na igreja, na célula, e hoje já não está mais? Você gostaria de vê-lo novamente nos caminhos do Senhor? Então comece a pagar o preço em oração e demonstrações de amor por esse irmão. O Senhor deseja restaurá-lo.

Demonstrando verdadeiro amor

A Bíblia nos fala de quatro amigos que levaram um paralítico a Jesus (Mc 2.1-12). O Mestre estava em uma casa na cidade de Cafarnaum. Ele estava ensinando e curando as pessoas, como sempre fazia. A multidão se aglomerava nos cômodos da casa e era impossível alguém entrar, principalmente alguém carregado em uma maca.
Aqueles quatro amigos tiveram uma idéia de como permitir que o paralítico fosse visto e assistido por Jesus. Eles subiram ao eirado e abriram-no no ponto em que o Mestre se encontrava, e desceram por ali o homem inválido. O texto nos diz que Jesus viu a fé deles e disse ao paralítico: “Filho, perdoados estão os teus pecados.” Os fariseus e intérpretes da lei que estavam presentes ficaram abismados. Eles sabiam que somente Deus poderia perdoar os pecados de qualquer pessoa...
E o Mestre, então, ordenou que o paralítico tomasse o seu leito e andasse. E ele se levantou mesmo e todos começaram a glorificar a Deus em alta voz, aleluia! Jesus mostrou que tem poder para perdoar (por causa de sua obra no Calvário) e poder para curar as pessoas. E a alegria que tomou conta daquele povo foi imensa.
Jesus cura, liberta, salva e dá dons aos que o amam e buscam a sua face, aleluia!

Para refletir:
Leia alguns textos e medite: Lc 15.1-32; At 3.1-11; Tg 5.17-20; Is 61.1-10; 2Tm 2.23-26.
Existem muitos “paralíticos” impossibilitados de chegar perto de Jesus para serem libertos e curados. Eles estão presos ao orgulho, a auto-compaixão e pecados diversos. Mas o Senhor deseja restaurá-los completamente, não é mesmo?
O que você pode fazer por essas pessoas?
Você conhece algum “paralítico” espiritual? Alguma “dracma perdida”?
Que tal, em sua célula, vocês fazerem uma lista dos “desviados do Evangelho” e orarem durante um período por essas pessoas? Que tal, após esse período de oração, vocês lhe fazerem um convite para conhecer sua Igreja?
Há muito que fazer em nossos dias; faça o que estiver ao seu alcance para restaurar e trazer de volta os pródigos ao lar paterno. Um abraço e até a próxima postagem.

14 de janeiro de 2010

baixada santista


Boa noite amigos internautas, com grande prazer comunico-me com vocês através desta pagina.Hoje estou baixada santista, e mais precisamente na casa do Pr. Antonio Rodrigues em São Vicente Sp. No dia de ontem cheguei aqui em baixo, estivemos na cidade de Praia Grande com aquela querida Igreja.Lá fomos recebidos pelo nosso querido amigo, Pb. Francisco Barbosa e sua querida família! Tivemos um culto maravilhoso! Com varias participações de irmãos e visitantes que estiveram presente. Foram momentos de grande alegria na presença de Deus, após o culto participamos de uma jante especial feita pelo Pb. Francisco, com uma carne assada que só ele sabe fazer tão saborosa!


Depois voltamos para casa do Pr. Antonio Rodrigues, aqui em São Vicente.Gente com uma particularidade o calor é insuportável! Muito quente na baixada santista, estamos aqui juntamente com a família do Pr. Antonio, a irmã Lucimar, a Luana, o Fernando, todos agüentando esta alta temperatura, com muita alegria. Hoje a noite tivemos aqui em São Vicente um grande culto, apesar da chuva torrencial que caia na hora dos irmãos vir para igreja, foi um culto maravilhoso, com um povo louvando a Deus com muita alegria.



Durante esta semana continuarei aqui com eles, para prosseguiremos com os trabalhos em toda região pertencente ao Pr. Antonio Rodrigues. Iremos visitar algumas igrejas do interior da São Paulo, como Cunha e Pindamonhangaba, e outras do litoral paulista. Durante os próximos dias continuarei contando para vocês como está o andamento dos nossos trabalhos nesta região.


Nesta postagem colocarei algumas fotos dos irmãos das famílias do Pr. Antonio e da família do Pb. Francisco dirigente da praia grande, quando passarem nesta região faça uma visita a nossos queridos irmãos, eles ficarão felizes com vossa presença em suas maravilhosas Igrejas. Um grande abraço a todos, e até a próxima postagem.


























12 de janeiro de 2010

Vamos juntos amigos!














































Boa noite amigos internautas. No dia de amanhã, estarei em viagem para o interior de São Paulo, mais precisamente para baixada santista. Onde estarei juntamente com meu querido amigo Pr. Antonio Rodrigues. Estarei La durante uns doze dias, passarei também por São Bernardo do campo onde cultuarei a Deus com meus queridos irmãos. De lá contarei a vocês sobre esta viagem. Um abraço, até a próxima.
Obs. Fotos para simples ilustrações, para ampliar clik na mesma.

11 de janeiro de 2010

O valor do homem

O Valor do Ser Humano
Embora caído em pecado, o ser humano continua tendo valor inestimável diante do Todo-Poderoso. Embora incapaz de salvar-se a si mesmo. O ser humano – como criatura - representa a mais sublime e melhor das criaturas de Deus, pois foi criado à sua imagem e intencionado para a sua glória. À luz da vontade de Cristo de oferecer a sua vida pela redenção do ser humano, tem-se uma perspectiva eterna do valor do ser humano quando observado do ponto de vista de Deus (1Pe 1.18,19). Assim, em nossa compreensão, uma perspectiva bíblica do valor fundamental do indivíduo é essencial para o crescimento pessoal e desenvolvimento relacional com Deus e com o próprio ser humano, e isto diante de Deus e diante da criatura humana. Tendo criado o ser humano à sua própria imagem, Deus revestiu todos estes com grande dignidade. A sua busca pelo homem pecador e caído evidencia não apenas o amor de Deus mas também a sua sabedoria em ação a fim de recuperar aquilo que lhe é de infinito amor. Será bom entendermos como o valor pessoal pode ser aprendido e recuperado de acordo com a vontade de Deus.1. O valor intrínseco do ser humano. "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra." Gn 1.26-28
A natureza na qual o ser humano foi criado e a sua posição na criação mostra o ser valor intrínseco, indicando integridade e responsabilidade.
2. O domínio do ser humano sobre a criação. "Que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares. " Sl 8.4-8
A nossa habilidade de cumprir a nossa responsabilidade pela terra depende da nossa disposição em submeter-nos e servir ao Deus vivos.3. O Papel do homem nas questões referente à terra."E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida." Gn 3.17O mundo literalmente permanece de pé ou desaba dependendo das ações humanas - Cada fiel tem uma importância estratégica para maximizar o impacto do bem.4. A vida é sagrada. "Certamente, requererei o vosso sangue, o sangue da vossa vida; de todo animal o requererei, como também da mão do homem, sim, da mão do próximo de cada um requererei a vida do homem. Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem." Gn 9.5,6A vida humana é criação divina única, espiritual e imortal, deve ser profundamente respeitada.5. A unidade da raça humana. "De um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação." At 17.26Toda a humanidade procede do mesmo sangue.6. Servos, membros do corpo de Cristo. "Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo." 1Co 12.12Todos os Servos eleitos, são membros do mesmo corpo, o de Cristo.7. Amor – Teste do discipulado. "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros." Jo 13.34,35O amor não é um sentimento ou uma preferência, porém uma decisão e uma forma de comportamento.8. Cristo instrui a ajudar o próximo. "Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes." Mt 25.37-40O ajudar ao próximo deve ser uma qualidade do Servo.
9. As pessoas não devem se julgar muito importante. "Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros." Rm 12.3-5
O ser humano tem uma alta posição, mas ninguém deve pensar que ele é mais digno ou mais importante do que qualquer outra pessoa.10. O respeito pelas pessoas. "Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés, não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos? Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais? Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado? Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo argüidos pela lei como transgressores." Tg 2.1-9A Bíblia nos ensina a respeitar todas as pessoas da mesmo forma, sem parcialidade.11. Ajuda de uma fonte desprezada. "Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele." Lc 10.33A Tragédia do preconceito pode afastar uma pessoa duma fonte de auxilio.12. A maior necessidade do homem é a salvação. "sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo." 1Pe 1.18,19O preço da morte de Cristo revela o valor da personalidade humana e a importância da salvação.13. Vida abundante. "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." Jo 10.10O Salvador Jesus veio para restaurar a qualidade e o potencial da vida humana.