11 de junho de 2009

Dia de Corpos Cristi,de onde Veio?




Hoje dia 11 de junho, em quase todo mundo é feriado religioso. Aproveitando o mesmo, estarei viajando para o vale da ribeira, juntamente com PR. Geraldo Amadeu, com o irmão Edir coelho, visitaremos vários lugares, retornaremos no próximo domingo à noite. Vou postar aqui, pequenos detalhes a respeito do dia de Corpos Cristi, simplesmente a título de informação. A festa de Corpus Christi surgiu no século XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra ao sacramento da Eucaristia.
Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.
O Papa Urbano VI (1262-1264) que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Transiturus de mundo”, onde prescreveu que na quinta feira após a oitava da Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor um Oficio da celebração.
A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta feira após o domingo de Pentecostes. A celebração normalmente tem inicio com a missa, seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a benção do Santíssimo. Em lugares criou-se o costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo. A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis.
O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza. No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando. Veja a seguir algumas cidades onde é possível encontrar esse tipo de arte popular.Na verdade o que postei acima não tem nenhuma conotação Bíblica. È apenas uma invenção da igreja católica, para convencer os sem conhecimento Bíblico de que isto é uma realidade, porem isto não nos surpreende, em ver e ouvir tantas aberrações e invenções, que não tem nenhum sentido crer nisto. Muito bem já que é feriado, vamos aproveitar descansar, passear, e trabalhar um pouco para o Senhor Jesus, fazendo sua obra. Um abraço bom descanso há todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário