24 de agosto de 2009

ASSUNTOS SOBRE DEPENDÊNCIA QUÍMICA – 2ª EDIÇÃO


Na primeira edição dessa série de assuntos sobre dependência química falamos um pouco sobre o dia-a-dia dentro de um centro de recuperação. Nessa edição queremos falar sobre disciplina, regras e limites.
Sabemos que a disciplina faz parte de nossas vidas e as regras, encontramos em todas as áreas do nosso cotidiano. Um dependente químico passa a viver uma vida desenfreada, ou seja, sem regras, disciplinas e sem limites: ele começa a trocar a noite pelo dia, fica até altas horas da noite acordado e dorme durante o dia, toma café da manhã na hora do almoço, etc.
Na maioria dos casos, a falta de disciplina vem da criação que a pessoa teve, fator que contribui muito para que a mesma venha aderir o uso de drogas e álcool, analisemos o que a Bíblia nos relata a tal respeito: “Não retires a disciplina da criança, porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigará com a vara e livrará a sua alma do inferno.” (Pv 23.13,14) A verdade é que hoje muitos jovens estão vivendo no inferno das drogas porque nunca ou muito pouco, conheceram a disciplina, os limites e não aprenderam respeitar autoridades, sempre foram acobertadas quando erraram, muitos pais acham engraçadas algumas atitudes de seus filhos, incentivando-os assim, a permanecerem no erro. O pai que ama corrige e disciplina seu filho:“O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga.” (Pv 13.24).
Muitas pessoas desistem do tratamento (algumas pedem o desligamento e outras fogem) de um centro de recuperação devido ao fato de existir regras, disciplinas, limites, porque não querem se submeterem aos mesmos, pois existe horário para tudo: para acordar, para participar da atividade religiosa, para tomar café, para laborterapia (trabalho), para descansar, para almoçar, para jantar, para dormir, e outras atividades, mas também existem aquelas pessoas que aceitam o desafio e vencem.
Encerramos essa 2ª edição com o seguinte versículo da Palavra de Deus: “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe.” (Pv 29.15)
Fiquem na Paz do Senhor Jesus, e até a próxima edição onde estaremos abordando outro assunto relacionado à dependência química.

Pb Sandro Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário